Até no telefone, sua ligação com Deus é forte |
O celular toca. A saudação deveria ser um simples alô. Deveria. Se fosse uma pessoa comum. Não é.
“-Jesus te ama, bom dia”, diz a voz do homem que veio do nordeste para o sul do país buscando se inserir ainda mais nos caminhos de Deus.
Dessa forma, o pastor titular da Igreja Evangélica Batista Nova Canaã, no Bairro Cabo Luiz Quevedo atende a todos aqueles que lhe buscam através do telefone. Com isso, fica bem clara a sua ligação direta com o evangelho. “Em nenhum momento desligo do trabalho evangelizador, sirvo Deus 24 horas por dia”, acrescenta.
Afinal de contas é tratando dessa forma os caminhos da religião que Aulino de Souza Filho, nordestino de nascimento, gaúcho por adoção e uruguaianense por convicção, consegue captar a atenção de todos que lhe buscam. E não são poucos.
Mesmo de folga, durante a entrevista que deu origem a essa reportagem, Aulino foi visitado por diversas pessoas, que ao longo do dia passam pela Igreja e vêem na sua figura o retrato fiel de um representante de confiança. Caso da dona de casa, Maria Iara Cabreira, que aos 44 anos, depois de sete filhos, achava que não daria mais à luz. Mas queria, entretanto não podia, segundo os médicos. Ao encontrar com dona Maria, o bispo Aulino profetizou que ela teria ainda mais um rebento. Passados alguns dias, a confirmação: Maria teria mais uma filha. Hoje com cinco meses de gestação, ela agradece as palavras de felicidade que o Bispo lhe trouxe num momento de desconfiança.
Às vésperas de completar 50 anos, Aulino, como todo bom migrante é calejado, preparado para enfrentar as dificuldades e os caminhos mais difíceis. Foi com essa convicção que veio para o Rio Grande do Sul, aqui constituiu família e se assentou como evangelizador.
Com quase 15 anos de ministério, o líder espiritual da Igreja Evangélica Batista Nova Canaã, vê com bons olhos o trabalho que vem crescendo dentro de sua comunidade evangélica. Até bem pouco tempo atrás moldada em um pequeno espaço físico. Hoje a denominação já pode se orgulhar de ter crescido e de atingir um espaço respeitável dentro da comunidade local. Tanto que guarda com orgulho a lembrança da presença ilustre do prefeito Sanchotene Felice e sua esposa, Elisabeth, durante atos religiosos em sua igreja há bem pouco tempo atrás.
Aulino é assim. Pronto para receber em seu reduto quaisquer pessoas e ouvir qualquer pedido. Mas também tem força e respeito para intervir em prol dos mais necessitados junto aos homens de poder.
Em seu dia-a-dia, Aulino deixa bem clara as suas ligações evangelizadoras, pois trata de seus deveres com a seriedade necessária, mas sempre aberto às novas idéias.
Não é à toa ou por acaso que sua igreja está sempre com intenso movimento de fiéis. Esse ar humilde alinhado a palavras sempre receptivas e a capacidade de trabalho, além de uma personalidade forte, atuante e inteligente constituem uma voz que se destaca na multidão.
Voz que cresce ainda mais em alcance quando reproduzida através das ondas da emissora de rádio que transmite o programa “Jesus Te Ama”, mantido pela Igreja Evangélica Batista Nova Canaã com duas horas de duração na 106.9 FM. “Além disso, nos enche de orgulho e nos contagia essa resposta positiva da comunidade”, garante Aulino.
O modo de falar, o jeito de vestir e a intimidade com a palavra dão-lhe um ar de autenticidade que deixam explícita a credibilidade que seus fiéis lhe confiam.
Aulino é mesmo assim. Parece e é. A primeira impressão é a que fica. Sério quando tem que ser. Sensível quando requisitado. Autêntico sempre. Capaz de estender a mão a quem lhe procura. “Nunca digo não sem antes ouvir”, define.
Um de seus sonhos é implantar a Faculdade de Teologia da Fronteira Oeste, o que segundo ele, auxiliaria ainda mais o trabalho evangelizador em nossa região. Integrante do Conselho de Ministros Evangélicos de Uruguaiana, Aulino busca concretizar esse sonho para auxiliar ainda mais a formação de evangelizadores com gabarito e qualidade. “A resposta a anseios é a nossa responsabilidade assumida”, define.